A Nokia continuou a liderar o mercado português de telemóveis no quarto trimestre em 2008, com uma quota de 43,9 por cento, apesar de um ligeiro decréscimo de 0,7% nas vendas, face ao mesmo período de 2007.
PUB
De acordo com um comunicado da IDC, consultora para os mercados das Tecnologias de Informação, Telecomunicações e Electrónica de Consumo, a Nokia deverá manter este ano a posição de liderança, «apesar da concorrência dos fabricantes sul coreanos».
Com crescimentos contínuos, a Samsung passou de uma quota de mercado de 23,9% no quarto trimestre de 2007 para 28,6% no quarto trimestre de 2008, devido, entre outras razões, a uma «estratégia de penetração no mercado através de uma política de preços agressiva», refere a consultora citada pela Lusa.
«Contudo sérias dúvidas persistem sobre a sua rentabilidade do negócio móvel em Portugal. O ano de 2009 será um ano de manutenção da quota de mercado, não se perspectivando um crescimento significativo que ponha em causa a liderança da Nokia», acrescenta.
PUB
Uma realidade diferente conheceu a Sony Ericsson, cujas vendas caíram 21,6%, perdendo assim como a sua quota de mercado para os seus principais concorrentes perdeu 2,1%.
De acordo com a IDC, a empresa «não foi capaz de aproveitar a queda da Motorola» ao contrário da Samsung e da LG.
PUB