Já fez LIKE no TVI Notícias?

Segunda edição da RoboParty foi um sucesso

Relacionados

Cerca de 90 equipas juntaram-se em Guimarães para montarem robôs

O comentário geral dos participantes foi unânime: «Um sucesso». A RoboParty mostrou ser uma iniciativa com força para continuar, tendo reunido em Guimarães, no último fim-de-semana, cerca de 90 equipas, 350 participantes, com os robôs todos construídos.

No primeiro dia decorreu a primeira formação para a construção do robô, a entrega do Kit, e a sua construção mecânica. Os participantes puderam desfrutar, ainda, de saltos num insuflável, tentar/aprender actividades circenses, e viram aviões telecomandados dentro do próprio pavilhão, o que fez com que todos parassem de trabalhar por alguns momentos para apreciar o espectáculo. Mais de 50 pessoas não dormiram nesta primeira noite, tendo passado o tempo entretidas a montar o seu robô.

PUB

No segundo dia decorreram pela manhã as palestras dos oradores convidados. A primeira foi proferida por Martin Calsyn da Microsoft (EUA) que explicou como funciona o Robotics Studio (uma ferramenta de programação com um ambiente de simulação) e a segunda palestra foi proferida pelo Prof. Changjiu Zhou do Politécnico de Singapura e explicou como funcionam os Robôs humanóides e apresentou alguns exemplos de aplicações práticas, tendo demonstrado com um robô real.

Foi demonstrado um exemplo de um robô da LEGO que obedecia a comandos vocais, pela Microsoft Portugal. Decorreu ainda uma demonstração de danças de salão, e os jovens puderam experimentar a prática de golfe e participar num torneio. Para os mais resistentes foi mais uma noite em claro, sempre a trabalhar afincadamente na programação e enfeite do seu robô.

Confraternização total

No terceiro dia, ultimaram-se os detalhes finais para que tudo estivesse pronto na hora da prova. Da parte da manhã, decorreu a prova de obstáculos, onde numa pista estreita os robôs tinham que seguir o seu percurso sem colidir com as paredes. Houve ainda um torneio de lançamentos de basquetebol, uma demonstração de taekwondo e outra de badminton (para promover o Mundial Universitário de Badminton que decorre de 5 a 10 de Maio no campus de Gualtar).

Após mais um almoço na cantina da Universidade do Minho, deu-se início à prova de Dança. Com muito público a assistir, quase todas as equipas participaram nesta prova o que demonstra o grau de sucesso na construção dos robôs. Um júri composto por três elementos dos serviços de Acção Social (área do desporto) deram a sua classificação e, no final, decorreu a entrega de prémios aos três primeiros classificados de todas as provas desportivas e robóticas.

PUB

Relacionados

Últimas