Já fez LIKE no TVI Notícias?

Antena para cobrança de portagens «made in» Portugal

Relacionados

Vão começar a ser produzidas este ano pela Brisa para substituir as actuais que vêm da Áustria e vão transformar a Via Verde num sistema totalmente português

A primeira antena de comunicações para cobrança electrónica de portagens concebida e desenvolvida em Portugal deverá começar a ser fabricada este ano pela Brisa. A antena foi desenvolvida no âmbito de uma parceria entre a Brisa e o Instituto de Telecomunicações da Universidade de Aveiro (UA), que foi reforçada esta quinta-feira com a assinatura de dois protocolos de colaboração entre as duas entidades.

Em declarações à Lusa, à margem da cerimónia, Jorge Lopes, da Brisa Inovação, disse que a empresa espera terminar o protótipo e fazer uma demonstração em Junho. «A partir daí, entramos na fase de industrialização, que deverá estar concluída até ao final do ano», adiantou.

PUB

As antenas produzidas pela Brisa vão substituir as actuais antenas comercializadas por um fornecedor austríaco e vão transformar a Via Verde num sistema totalmente português.

«A partir dessa altura, teremos antenas, identificadores e também o serviço, tudo a ser desenvolvido e produzido em Portugal», explicou o mesmo responsável.

O dirigente da Brisa sublinha ainda que a empresa espera conseguir produzir estas antenas a «um quarto do preço» das actuais.

Jorge Lopes disse também que a Brisa prevê utilizar estas antenas não só em auto-estradas, parques de estacionamento e áreas de combustível, mas também nas cobranças com pórticos nas auto-estradas sem custos para os utilizadores (SCUT).

PUB

Relacionados

Últimas