Já fez LIKE no TVI Notícias?

Olho biónico devolve a visão

Relacionados

Câmara pode ser implantada dentro do olho, transmitindo as imagens ao cérebro

O primeiro olho biónico pode ser implantado dentro de três a cinco anos, escreve a Sky News. A câmara de vídeo do tamanho de uma ervilha é suficientemente pequena para caber dentro do globo ocular e está ligada a uma retina artificial que transmite imagens em movimento pelo nervo óptico até ao cérebro.

O professor de oftalmologia e engenharia biomédica do Doheny Eye Institute em Los Angeles Mark Humayun, responsável pelo projecto, explicou que «a câmara é muito, muito pequena, e gasta muito pouca bateria, podendo adaptar-se ao movimento do olho. Com o tipo de informação em falta que o cérebro pode preencher, este campo está realmente a florescer».

PUB

O Instituto tinha já sido pioneiro na visão artificial com a empresa Second Sight. O existente sistema Argus foi usado em testes clínicos, dando uma visão rudimentar aos pacientes que perderão a visão. O aparelho consiste numa câmara de vídeo embutida nos óculos para a captar imagens que são convertidas em impulsos eléctricos transmitidos para um implante atrás da retina. Os eléctrodos no implante descodificam os impulsos de forma gerar uma imagem rudimentar a preto e branco que é retransmitida ao longo do nervo óptico até ao cérebro.

O implante que está ser desenvolvido tem mil eléctrodos, possibilitando uma imagem nítida e permitindo mesmo reconhecimento facial.

PUB

Relacionados

Últimas