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Não é concorrente do Google, mas faz coisas que o Google não é capaz

Investigadores de Coimbra desenvolvem motor de busca inovador

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra desenvolveu um motor de busca altamente inovador. Não é um concorrente do Google, como faz questão de reforçar um dos investigadores, mas é capaz de fazer coisas que o Google não faz. O Semantic Box, assim se chama este motor de pesquisa português, promete facilitar a vida a quem tem de procurar informação em determinados sites e portais da Internet.

«Não é concorrente do Google, porque é vocacionado para empresas, sistemas de intranet ou sites. Não é possível fazer para toda a Web aquilo que fazemos com o "Semantic Box"», explicou ao tvi24.pt o investigador Paulo Gomes.

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O novo sistema permite encontrar «informação de uma forma mais eficiente e rápida, criando um novo paradigma de pesquisa». «Quando temos a informação estruturada conseguimos fazer algo mais do que um motor de busca normal», conta Paulo Gomes.

O segredo está no significado

«Os actuais motores actuam às cegas. A pesquisa é feita apenas por símbolos, não utilizando a semântica associada a esses símbolos. Os sistemas não têm inteligência para compreender a informação e fazer uma triagem de forma a apresentar os resultados adequados às questões colocadas pelo utilizador», acrescenta.

Em conversa telefónica com o tvi24.pt, o investigador de Coimbra enumera algumas das características do «Semantic Box»: «Em primeiro lugar, faz pesquisas por semântica. É capaz de interpretar o significado das palavras. Tomando por exemplo o tvi24.pt, o leitor poderia pesquisar "reportagens de 2010" e o motor iria devolver-lhe todas as reportagens de 2010 e não todos os artigos com "reportagens" e "2010" no texto, como acontece actualmente».

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Aposta no diálogo

Mas as vantagens não se ficam por aqui. Paulo Gomes explica ainda que o sistema «consegue interpretar o diálogo com o utilizador. Ou seja, se o leitor investigar agora "reportagens" e, mais daqui a pouco, "2010", ele vai buscar a pesquisa antiga e perceber que o leitor quer ler reportagens de 2010». «Consegue ainda responder a perguntas dos utilizadores. Imagine que o leitor pesquisava "quantas reportagens existem?". O sistema devolve-lhe em resposta o número de reportagens e ainda uma lista com algumas dessas reportagens», acrescenta.

O «Semantic Box», desenvolvido pela Reusable IT, já foi lançado e até já está a ser desenvolvida uma parceria com outra spin off da Universidade de Coimbra, a Witsoftware, para o adaptar a um motor de busca específico para call centers. Ao todo, na Reusable IT, estão seis colaboradores, que começaram a desenvolver este projecto há 10 meses.

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