Já fez LIKE no TVI Notícias?

Televisão chegou à Universidade de Évora

Relacionados

No dia em que comemora 450 anos «de vida» inaugurou um canal de televisão próprio, designado UÉTV e disponível através da Internet

A Universidade de Évora, que arrancou este sábado com as comemorações dos 450 anos da sua fundação, inaugurou um canal de televisão próprio, designado UÉTV e disponível através da Internet, para divulgar conteúdos científicos, académicos e culturais, escreve a Lusa.

«Ao fim de 450 anos, chegou a televisão à Universidade de Évora», destacou João Ludovice, da academia alentejana.

PUB

A inauguração da Web TV está integrada no Dia da Universidade, que começou de manhã e se prolonga até final da tarde, assinalando o início do ano académico e o «pontapé de saída» das comemorações dos 450 anos da fundação da instituição (decorrem até ao próximo ano).

MTV concorre com Youtube

Andar de táxi a ver televisão

O canal de televisão está disponível na Newbox.TV, uma rede de canais independentes de televisão que é baseada na plataforma tecnológica MediabaseTV, fruto da parceria entre duas empresas, a Criações Digitais e a CCBS Multimédia.

Miguel Santos, da MediabaseTV, explicou à agência Lusa que, para desenvolver a Web TV da universidade alentejana, a ideia foi «tentar transferir para a Internet a experiência de televisão interactiva».

PUB

«Não seguimos o exemplo do portal com uma janela de vídeo, onde temos de "clicar" em alguns vídeos para os ver. Esta é uma televisão que funciona por si, embora possamos escolher o que queremos ver», disse.

Segundo o mesmo responsável, os «cibernautas» interessados em assistir à UÉ TV vão ter uma «verdadeira experiência de "Video on Demand" (VOD)», com a programação a começar pelo vídeo seleccionado, mas a continuar depois pelos restantes conteúdos dessa mesma secção.

Alta definição

«A programação não pára. Eu, simplesmente, posso escolher um ponto, um vídeo, mas a programação continua», explicou, argumentando: «É como se tivéssemos uma televisão a funcionar dentro de um computador, mas, agora, de uma forma totalmente interactiva».

Outra das particularidades deste canal de televisão é o facto da plataforma tecnológica em que está alojado permitir disponibilizar conteúdos em alta definição (HD), a par de outros com qualidade «standard», bastando ao utilizador ter ligação de banda larga, por cabo ou wireless.

PUB

O primeiro desses exemplos, especialmente para a inauguração da Web TV, é a emissão em HD de um recital do pianista e professor da academia alentejana António Rosado, gravado na passada quinta-feira ao vivo no Museu Berardo, em Lisboa.

Os restantes conteúdos que estão, para já, on-line têm qualidade «standard» e fazem parte da mediateca que a Universidade de Évora já possuía.

Para a produção de novos conteúdos, a instituição pretende estabelecer parcerias com empresas produtoras especializadas e recorrer também aos seus próprios alunos, do curso de Multimédia.

«Os alunos do curso de Multimédia, neste momento, já estão a começar a preparar os seus conteúdos e [vão] utilizar, neste caso, a televisão como uma saída» para os mesmos, explicou João Ludovice.

O canal UÉTV pode ser acedido através de www.newbox.tv ou da página de Internet da Universidade de Évora (www.uevora.pt).

PUB

Relacionados

Últimas