Já fez LIKE no TVI Notícias?

Aplicação para «espiar» namorados causa polémica no Brasil

Software foi retirado da loja da Google Play sem grandes explicações

Há cerca de dois meses, um brasileiro, Matheus Grijó, criou uma aplicação chamada «Rastreador de Namorados». O software causou polémica e foi retirado da loja da Google Play, sem grandes explicações, avança a AP.

A aplicação permite espiar o namorado/namorada de várias formas: dar a localização, ouvir o que se passa no som ambiente, seguir as mensagens enviadas e recebidas, saber as chamadas telefónicas e, ainda, envia uma notificação quando aparelho é desligado. E nem precisa que o smartphone esteja ligado à internet para funcionar.

PUB

A instalação é fácil e até há uma versão que usa uma «máscara» na aplicação para que a «vítima» não saiba que está a ser espiada.

Pouco tempo após o seu lançamento, começaram as críticas de «violação de privacidade» e, há poucos dias, a Google acabou por retirar o software da loja. O criador da aplicação discorda da decisão e diz que esta continua disponível no site da sua empresa.

Muitos dos críticos alegam que a aplicação pode ser usada com vários fins como, por exemplo, extorsão e perseguição de pessoas. Há várias aplicações do mesmo género à venda, incluindo na Europa e nos Estados Unidos, mas este «Rastreador de Namorados» tornou-se o ponto da discórdia no Brasil.

Uma porta-voz da Google apenas disse à AP que é política da empresa não comentar porque as aplicações são removidas.

Veja como funciona.

PUB

Últimas