Já fez LIKE no TVI Notícias?

A «revolta» noticiosa na Internet

Relacionados

Sindicato de Jornalistas diz que blogues são resposta à insatisfação com a comunicação social

A Internet permite a «democratização» da informação e elaboração de notícias sem intermediários afirmou hoje, em Guimarães, o presidente do Sindicato de Jornalistas (SJ).

«As pessoas não estão satisfeitas com a comunicação social de que dispõem e, por isso, criam os seus próprios meios de comunicação através da Internet», disse à Lusa Alfredo Maia.

PUB

O jornalista foi um dos convidados do fórum «Novas Plataformas Tecnológicas: Meios de Comunicação Social e Internet», organizado pelo projecto Vale do Ave Região Digital e pelo Gabinete de Imprensa de Guimarães.

«É como se estivéssemos a assistir à 'revolta dos escravos' onde, quem está insatisfeito, pode criar um blogue ou um sítio na Internet e fazer as suas notícias», sustentou o presidente do SJ.

O fórum, que decorre até quarta-feira no auditório do AvePark, na vila das Taipas, tem como objectivo saber como é que os órgãos de comunicação social se têm preparado para o «amadurecimento da Internet como principal concorrente, produtor e difusor de noticias».

«Um novo paradigma de comunicação de massas»

Alfredo Maia apontou a Internet como sinónimo da «democratização do espaço público» e como «um novo paradigma de comunicação de massas».

«As novas tecnologias permitem a comunicação sem mediação, tendo por base uma única fonte e sem a imparcialidade necessária», salientou o jornalista.

O fenómeno dos blogues e dos sítios na Internet possuiu, segundo frisou, uma dimensão «incalculável». «Há blogues que têm mais visitas que os sítios de muitos jornais considerados de referência», acrescentou.

O jornalismo, tal como agora o conhecemos, está, segundo Alfredo Maia, em vias de extinção. «Os jornalistas vão produzir noticias em série para depois serem 'espalhadas' pelos vários órgãos de comunicação social de que determinado grupo editorial é proprietário», referiu.

PUB

Relacionados

Últimas