Já fez LIKE no TVI Notícias?

«I Love China»: milhões manifestam-se no MSN

Relacionados

Internautas mostram o seu orgulho nacionalista contra as críticas anti-China

O Messenger (MSN), serviço de chat na Internet, foi inundado por mensagens que usam o símbolo de um coração e a frase «I Love China» (Eu amo a China), numa manifestação de orgulho contra todas as críticas anti-China que os meios de comunicação chinesa denunciam e afirmam estarem a correr pelo mundo, escreve Vera Penêda, da Agência Lusa.

Nos últimos dias, os internautas que acedem ao MSN na China recebem o apelo: «Por favor reenvie a seguinte mensagem para os seus contactos: coloque «I love China» antes do seu nome para mostrar como os chineses estão unidos».

PUB

Feng Guangshun, porta-voz do MSN China, declarou à agência oficial chinesa Xinhua, que já há 2,3 milhões de utilizadores a apoiar a China e a demonstrar o seu patriotismo desta forma. Face aos 15 milhões de utilizadores chineses do MSN, Feng afirmou que prevê «um aumento drástico do número de participantes desta campanha patriótica espontânea» na Internet nos próximos dias.

No Sina.com, uma das páginas em chinês mais populares da Internet, os internautas manifestam o seu apoio. «É puramente voluntário e eu acredito que qualquer pessoa que ame a China vai juntar-se à campanha», «apesar de não saber quem começou a campanha, acredito que tem significado» e «a campanha é significativa, gloriosa, excitante e move as pessoas» são algumas das mensagens deixadas.

De acordo com a Shanghai Dragon TV, uma página de vídeos na Internet, o número de cibernautas patriotas já alcançou os cinco milhões no MSN e, além dos chineses, muitos estrangeiros também resolveram mostrar que apoiam a China e aderiram ao «coração vermelho chinês». No QQ, um outro espaço de conversação online popular na China, para além do coração chinês, também há muitos internautas que estão a usar a bandeira nacional chinesa.

No entanto, há quem leve mais longe esta demonstração, depois da criação de uma página de internet anti-CNN, muitos cibernautas associaram a mensagem do coração «I love China» com o símbolo «I do not love CNN» (Eu não amo a CNN).

Numa forma diferente de apoio à China, um grupo de internautas colocou à venda no portal Taobao.com nove modelos de t-shirts com mensagens contra o Dalai Lama, a CNN e os manifestantes pró-Tibete. «Eu amo o Tibete, mas odeio o Dalai Lama» é uma das mensagens que se lêem nas t-shirts pró-China. As t-shirts são vendidas ao preço reduzido de 28 renminbi, cerca de 2,5 euros, para que qualquer pessoa possa usar a mensagem patriótica.

PUB

Relacionados

Últimas