Já fez LIKE no TVI Notícias?

Editora da CNN despedida devido a um comentário no Twitter

Relacionados

Disse lamentar a morte de um líder xiíta que nos EUA era considerado um terrorista

A editora sénior da rede CNN no Oriente Médio, Octavia Nasr, foi despedida depois de ter feito um comentário na rede social de microblogging Twitter.

A jornalista escreveu: «É triste saber da morte de Sayyed Mohammed Hussein Fadlallah... Um dos gigantes do Hezbollah, que eu respeito muito».

PUB

O problema é que o religioso xiíta estava na lista de terroristas dos Estados Unidos e foi considerado durante a guerra civil libanesa o guia espiritual do movimento xiíta Hisbolá, o que ele negava.

A CNN, depois de ter recebido queixas, criticou a postura da editora, dizendo que sua posição sobre a morte do aiatola comprometeu sua credibilidade.

A jornalista ainda publicou uma mensagem pedindo desculpas pelo tweet polémico e a explicar que admirava o trabalho que o líder xiíta tinha feito em defesa dos direitos das mulheres islâmicas. Mas a rede de televisão declarou que o assunto era «grave» e que deveria ser tratado «com seriedade». E depois, uma das directoras da rede, Parisa Khosravi, emitiu uma nota interna a dizer que «tinha conversado» com a jornalista na quarta-feira e que decidiram a sua saída.

Octavia Nasr, que cobriu e coordenou informativamente inúmeros eventos ocorridos na região desde que começou a trabalhar para CNN em 1990, recebeu vários prémios de jornalismo durante estes 10 anos.

PUB

Relacionados

Últimas