Já fez LIKE no TVI Notícias?

Fato cibernético facilita movimento a deficientes

Relacionados

HAL responde a sinais nervosos do cérebro e foi apresentado no Japão

Uma empresa japonesa apresentou esta sexta-feira um fato cibernético que representa como uma nova esperança para as pessoas que têm problemas de locomoção e para os mais idosos. A estrutura é uma espécie de esqueleto externo que responde a sinais nervosos do cérebro.

De acordo com o jornal espanhol El País, a invenção da companhia Cyberdyne reduz a necessidade de esforços físicos ao mínimo, tal como ficou patente no ministério da Ciência japonês, em que foi feita uma demonstração.

PUB

O secretário geral do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia nipónico foi convidado pelo inventor Yoshiyuki Sangay a levantar com um braço o máximo de sacos de arroz que conseguisse. O responsável conseguiu erguer dois com dez quilos cada um, no limite das suas forças. Ao seu lado, um colaborador de Sangay, vestido com o fato, sem esforço, ergueu trinta quilos.

O inventor explicou que fato foi concebido de forma especial para pessoas com paralisia e mais idosas, que costumam ter mais problemas de locomoção. O fato cibernético foi baptizado de HAL (a sigla em inglês para Prótese Assistida Híbrida).

O HAL pode pesar entre 15 e 24 quilos, conforme for usado apenas nos membros inferiores ou em todo o corpo. Porém, este peso não é sentido pelos seus utilizadores, já que os sensores do fato intuem os movimentos através de sinais nervosos do cérebro.

PUB

Relacionados

Últimas