Já fez LIKE no TVI Notícias?

Irlanda endurece luta contra pirataria na Internet

Relacionados

Utilizadores podem ficar com os serviços suspensos durante um ano

A Irlanda iniciou uma ofensiva contra a pirataria que pode afastar os utilizadores da Internet durante um ano. O maior ISP do país, a Eircom, já está a enviar cartas a utilizadores que partilham ficheiros de forma ilegal, avança a BBC.

A Irlanda é o primeiro país a implementar este sistema e a França está a planear a introdução de uma política semelhante. O objectivo é encontrar pessoas que partilham e descarregam conteúdos ilegalmente.

PUB

A Irish Recorded Music Association (Irma) está a fornecer endereços IP à Eircom e a trabalhar na identificação de sites piratas.

Inicialmente, é enviada uma carta e feito um telefonema aos piratas. Também poder surgir um aviso no monitor. Se forem identificados pela terceira vez podem ficar com os serviços cortados durante uma semana. Se cometerem nova infracção, será cortado o acesso à rede durante um ano.

O director da Irma, Dick Doyle, referiu que não espera que as pessoas cheguem à terceira fase, no entanto, acredita que as medidas vão ter implicações na Europa.

«O Parlamento europeu tem falado sobre o acesso à Internet como um direito humano básico. Não o é de forma absoluta. A protecção da propriedade intelectual é um direito», disse Doyle.

PUB

Relacionados

Últimas