Já fez LIKE no TVI Notícias?

Vénus está geologicamente activo, revela missão europeia

Relacionados

Sonda identificou correntes de lava recentes no planeta

A missão espacial «Venus Express» revelou esta sexta-feira que o planeta Vénus está geologicamente activo. Uma sonda da Agência Espacial Europeia (ESA) identificou no planeta correntes de lava relativamente recentes, avança a Lusa.

Desde há muito que os investigadores sabem da existência de crateras vulcânicas na superfície de Vénus. Os resultados agora obtidos vêm reforçar a teoria de que existe uma forte actividade vulcânica no planeta.

PUB

«Agora temos uma evidência forte de que há actividade vulcânica à superfície», afirmou Sue Smrekar, uma cientista do Laboratório de Propulsão a Jacto da Agência Espacial norte-americana (NASA) citada pela ESA, num comunicado divulgado, na quinta-feira.

Esta evidência resulta da existência de diferenças de composição de várias áreas da superfície do planeta, em três regiões vulcânicas do mesmo.

Os dados foram registados pelo espectrómetro térmico VIRTIS da sonda «Venus Express», que tem estado a orbitar Vénus desde Abril de 2006.

Vénus e o Havai

Sue Smrekar e a sua equipa identificaram três regiões do planeta que se assemelham ao Havai, bem conhecido pela sua actividade vulcânica e demonstraram que estas regiões de Vénus têm uma intensidade de emissão mais elevada do que as regiões em torno, o que indica composições diferentes.

Os investigadores consideram que as diferentes composições das correntes de lava encontradas é uma evidência de pouca erosão da superfície, o que indica que são de constituição recente, com não mais de 2,5 milhões de anos, ou muito menos e ainda eventualmente activas.

PUB

Relacionados

Últimas