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Internet de banda larga sete por cento acima da média da UE 15

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Estudo da AdC diz que, em geral, os preços das comunicações estão acima da média da UE. Concorrência aumentou.

Em Portugal, as chamadas de telemóvel para fora da rede da qual se é cliente, eram, em 2006, nos pré-pagos 60 por cento mais caras que as efectuadas dentro do mesmo operador, diz o «Público».

E na Internet de banda larga o preço nominal cobrado aos consumidores portugueses encontrava-se sete por cento acima da média da União Europeia a 15 (UE 15).

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Estas são algumas das conclusões do relatório anual de acompanhamento dos mercados de comunicações electrónicas, da Autoridade da Concorrência (AdC), relativo a 2006, a divulgar hoje pela instituição liderada por Abel Mateus.

Em termos genéricos, a AdC conclui que os móveis, não obstante o elevado nível de concentração, 86 por cento do mercado é detido por dois operadores, a TMN e a Vodafone, continuam a ser o segmento de telecomunicações em Portugal onde há maior concorrência e onde o diferencial de preço face à média da UE15 é menos significativo.

Já nas comunicações fixas e na Internet de banda larga, embora a evolução seja favorável entre 2004 e 2006, a situação concorrencial continua «incipiente» em comparação com os países da União Europeia.

O documento analisa a evolução da concorrência nos mercados de comunicações de voz fixa e móvel e Internet de banda larga em Portugal, através de uma comparação de síntese de indicadores, usando como base os antigos 15 estados-membros e os 25 estados-membros, seguindo o critério das melhores práticas e utilizando estudos da consultora Teligen e da Comissão Europeia (CE).

O estudo revela também que o preço nominal das chamadas móveis por minuto, dentro da mesma rede dos operadores, num mercado onde opera a TMN, a Vodafone e a Optimus, não registou alterações desde 2004 até Setembro de 2006, e está 15 por cento abaixo da média da EU 15, mas 125 por cento acima dos valores praticados na Dinamarca, o mais barato dos estados-membros.

Já quando a comparação é feita tendo em conta a paridade de poder de compra (ppc), os preços por minuto sobem sete por cento acima da média.

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