Já fez LIKE no TVI Notícias?

Boas notícias para quem liga de e para o estrangeiro

Relacionados

A Comissão da Indústria, Investigação e Energia do Parlamento Europeu aprovou, ontem, uma proposta para baixar os custos das chamadas de telemóvel em «roaming» em até 70 % dentro da União Europeia, já no Verão.

A votação da comissão parlamentar defende que o preço de uma chamada de telemóvel efectuada no estrangeiro seja no máximo de 40 cêntimos por minuto e uma recebida no exterior de 15 cêntimos, adianta o «Jornal de Notícias».

Parlamento e Comissão defendem que os valores mais baixos devem ser aplicados automaticamente a todos os clientes, a menos que eles optem por tarifas ainda mais baixas, eventualmente disponibilizadas pelas operadoras móveis.

PUB

Actualmente, os preços praticados pelas empresas de comunicações móveis a operar na União Europeia flutuam entre os 58 cêntimos e os cinco euros por minuto.

A proposta apresentada pela Comissão Europeia, em Julho do ano passado, tinha como objectivo inicial baixar os preços que os consumidores pagavam pelos serviços de «roaming» dentro da União Europeia, aproximando-os dos praticados pela realização de chamadas nos seus próprios países.

As «boas notícias» para os consumidores europeus, segundo o porta-voz da Comissão, devem chegar a tempo das próximas férias de Verão.

O texto vai ser votado pela mini-sessão plenária do Parlamento Europeu em Bruxelas, a 9 de Maio. Segue para a reunião do Conselho de Ministros com a pasta das Telecomunicações em Junho, no Luxemburgo, ainda sob a presidência alemã da União Europeia. Se todos derem o «sim», em Julho, e já sob a gestão portuguesa da UE, os preços deverão baixar.

Segundo as agências noticiosas, a Comissão Europeia reagiu à decisão de ontem, abrindo uma garrafa de champanhe ao receber o resultado da votação no Parlamento Europeu.

«Trata-se de boas notícias para os consumidores europeus», comentou Martin Selmayr , porta-voz da titular da pasta da Sociedade de Informação, a comissária Viviane Reding, actualmente na China.

A Comissão Europeia estima que os custos excessivos do «roaming» afectam cerca de 147 milhões de cidadãos da UE 110 milhões de pessoas em negócios e 37 milhões em viagens de turismo.

PUB

Relacionados

Últimas