Já fez LIKE no TVI Notícias?

Problemas na banca podem estar a ser mascarados

Relacionados

Analista diz que notícias boas e más vindas dos Estados Unidos vão sempre reflectir-se na nossa economia

No que se refere aos resultados dos «testes de stress» e como o sistema financeiro mundial está bastante interligado, «boas ou más notícias para a banca americana resultarão em desenvolvimentos no mesmo sentido na banca portuguesa», disse o economista do Informação de Mercados Financeiros, Filipe Garcia à Agência Financeira.

A avaliação feita aos 19 maiores bancos norte-americanos por parte da Reserva Federal (Fed) norte americana revelam que 10 bancos precisam de 74,6 mil milhões de dólares em capital.

PUB

EUA: 10 bancos precisam de 74,6 mil milhões de dólares

Como a recuperação económica mundial tem por base um sistema financeiro sólido, «o que se começa a recear é que os problemas dos bancos estejam apenas a ser mascarados ou amenizados e não resolvidos».

«Há uma série de analistas não acreditam na pertinência dos stress tests como susceptíveis de aferir a saúde do sistema».

Pode vir aí factura complicada de pagar

«Testes de stress»: três bancos já têm medidas em marcha

As preocupações não ficam por aqui: «Já se percebeu que os governos e autoridades monetárias farão de tudo para impedir a queda de mais bancos de grande dimensão, incluindo alterações legislativas, de regras de compatibilização, injecções de liquidez, entre outras», refere o economista à AF. No entanto, na opinião de Filipe Garcia, «o tipo de medidas tomadas poderá conduzir a uma factura complicada de pagar, lá mais para a frente».

Assim, «o que se pode discutir é se estes stress tests têm alguma validade efectiva e se não serão apenas uma forma de ajudar a fortalecer a confiança em torno do sistema bancário», conclui o economista.

PUB

Relacionados

Últimas