Já fez LIKE no TVI Notícias?

Mulher com «cara nova» já recuperou

Jovem sofreu primeiro transplante parcial da face, no triângulo nariz, lábio e queixo

A francesa Isabelle Dinoire, a quem há cinco meses foi feito o primeiro transplante parcial do rosto no mundo após ter sido desfigurada pelo seu cão, afirmou «ter recuperado sensibilidade total», numa entrevista publicada hoje.

«As cicatrizes esbateram-se consideravelmente e os médicos crêem que ainda vão melhorar. Além disso, recuperei uma sensibilidade total», disse ao Journal du Dimanche (JD) a mulher de 38 anos, mãe de duas crianças, que não se manifestava desde o seu único aparecimento público em Fevereiro passado.

PUB

Isabelle Dinoire realçou ao jornal que o rosto ainda não está perfeito, enquanto esconde o sorriso.

«Tenho ainda um pequeno problema de mobilidade, de simetria como dizem os médicos», explicou, acrescentando que tem também «alguns problemas a pronunciar fonemas labiais», apesar de notar progressos.

«No início tinha dificuldades para me fazer entender, enquanto hoje isso só me acontece com frases», conta.

Para evitar uma rejeição do transplante, Isabelle Dinoire permanece sob estreita vigilância e segue um tratamento imuno-supressor, mas congratula-se por ter passado de «vinte comprimidos por dia a apenas uma dezena».

Afirma que continua com dificuldade para se habituar a um rosto que não é o seu.

Com excepção de um pequeno espelho de aumento, que lhe serve para detectar o mais pequeno indício de uma possível rejeição do transplante, tem rejeitado ver o seu reflexo.

«É demasiado cedo», diz.

Isabelle Dinoire apenas sai de casa «para levar à rua a cadela cocker que comprou», relata o JD.

Desfigurada na face pela sua cadela, a jovem mulher sofreu a 27 de Novembro em Amiens (Norte) o primeiro transplante parcial da face, no triângulo nariz, lábio e queixo.

PUB

Últimas