Já fez LIKE no TVI Notícias?

Fisco cobra muitas multas ilegais aos contribuintes

Relacionados

Finanças ainda cobram pela norma antiga, mas as regras já mudaram. Contribuintes saem penalizados

O fisco está a obrigar os contribuintes portugueses a pagarem multas com valores exacerbados que violam a actual Lei, diz o jornal «Público».

Ou seja, as finanças estão a ir contra a norma prevista no âmbito do Orçamento de Estado que entrou em vigor a 1 de Janeiro deste ano e continuam a aplicar o princípio do cúmulo material previsto na passada regulamentação, em vez do cúmulo jurídico já aprovado pelo Executivo para este ano. Os contribuintes saem penalizados.

PUB

Quer isto dizer que, até ao final de 2008, se um contribuinte fosse alvo de várias contra-ordenações teria de pagar o valor da soma.

Mas as regras mudaram. Desde o dia 1 de Janeiro, a Lei diz que «quem tiver praticado várias contra-ordenações é punido com uma coima cujo limite máximo resulta da soma das coimas concretamente aplicadas», e acrescenta mais dois pontos limitando o valor final a pagar: «A coima não pode exceder o dobro do limite máximo mais elevado das contra-ordenações em concurso» e «não pode ser inferior à mais elevada das coimas concretamente aplicadas às várias contra-ordenações».

O Ministério das Finanças já reagiu e diz que «os contribuintes podem sempre recorrer» para os tribunais.

PUB

Relacionados

Últimas