Já fez LIKE no TVI Notícias?

BCE atento a riscos inflacionistas antecipa juros mais altos

Relacionados

O Banco Central Europeu (BCE) vai manter uma forte vigilância sobre os riscos inflacionistas, disse o presidente da instituição, Jean-Claude Trichet, em conferência de imprensa.

As declarações, prestadas depois da reunião em que a instituição decidiu manter por mais um mês a taxa de juro de referência para a Zona Euro estável nos 4 por cento, deixam antever a possibilidade de novas subidas do preço do dinheiro. De resto, as declarações de Trichet vêm de encontro às expectativas dos analistas, que esperam novas subidas das taxas para o final do Verão e depois para o final deste ano ou início do próximo.

Na conferência de imprensa, Jean-Claude Trichet não quis ser específico acerca de eventuais aumentos, mas garantiu que a entidade financeira continua atenta aos movimentos dos mercados, que se encontram, como disse, «voláteis» nos últimos tempos.

PUB

De resto, o responsável sublinhou também o bom comportamento da economia europeia, cujos indicadores mais recentes mostram ser possível um crescimento sustentado a longo prazo. Os mais recentes dados do Eurostat mostram que o Produto Interno Bruto (PIB) da Zona Euro cresceu 0,7% no primeiro trimestre do ano face aos três meses precedentes e 3,1% face ao homólogo.

No que se refere à inflação, a estimativa do Eurostat aponta para uma descida de uma décima na taxa em Junho, para 1,8%, o que deixa a subida de preços abaixo dos 2% apontados como limite máximo pelo BCE para a chamada «estabilidade de preços».

PUB

Relacionados

Últimas