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Ministro da Economia diz que Portugal «vai elevar a sua imagem» turística este ano

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O ministro da Economia e da Inovação, Manuel Pinho, exprimiu a sua «confiança pessoal» no Plano Estratégico Nacional do Turismo (PENT) para 2007, que contempla «o maior orçamento de promoção turística» de sempre no valor de 50 milhões de euros (aos quais acrescem 6,5 milhões de euros de institutos regionais públicos e privados).

O responsável do Governo exprimiu a necessidade de «capitalizar o sucesso do turismo», realçando que 2007 é um ano importante para Portugal «elevar a sua imagem porque vamos presidir à União Europeia». As declarações surgiram após a assinatura dos contratos de Promoção Externa com as 5 Agências Regionais de Promoção Turística (ARPT), esta segunda-feira, em Lisboa.

«Temos a médio prazo expectativas que as receitas de hotelaria cresçam 9 por cento, as dormidas 4,6% e os números de turistas na ordem dos 6% ao ano. Trata-se de uma crescimento mais rápido que os restantes países da União Europeia pelo que a promoção é um instrumento extremamente importante», sublinhou Manuel Pinho em conferência de imprensa.

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De acordo com o ministro da Economia, «o turismo já tem uma parcela importante do nosso PIB e do nosso emprego, com 2006 a conhecer já um aumento de 6% de dormidas e uma subida nas receitas da ordem dos 7%».

Açores e Madeira assinam PENT no início de Março

O PENT prevê um plano «Destino Portugal», da responsabilidade do Turismo de Portugal, que resultará da boa execução dos Planos Regionais assinados já com Lisboa, Porto e Norte, Algarve, Alentejo e Zona Centro. No início de Março, serão ainda assinados acordos com as regiões da Madeira e dos Açores.

Entre os objectivos do PENT conta-se o aumento da promoção directa ao consumidor, a concentração em actuação de produtos, mercados e instrumentos promocionais, o reforço na actuação de mercados emergentes e a inovação em marketing.

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