Já fez LIKE no TVI Notícias?

Maré negra: Obama tenta tudo para travar «epidemia»

Relacionados

Presidente estima que nos próximos dias seja retirado 90 por cento do petróleo

O presidente Barack Obama vai reunir-se, esta quarta-feira, com executivos da BP, depois de ter disponibilizado todos os recursos necessários para travar a fuga de petróleo no golfo do México, informa a CNN.

«Vamos lutar contra o derrame com tudo o que pudermos, durante o tempo que for necessário», reiterou.

PUB

Obama: derrame de crude é como 11/9

O presidente previu que, «nos próximos dias e semanas», os esforços para travar a fuga «devem capturar cerca de 90 por cento do petróleo». O fim do derrame está previsto para o Verão.

«Esta contaminação é a pior catástrofe ambiental que os Estados Unidos já viram. É diferente de um terramoto ou um furacão, não é um acontecimento pontual, que causa danos em questão de minutos ou em poucos dias», disse, num discurso à nação, garantindo que a BP vai pagar pelos danos e vai indemnizar as vítimas.

A quantidade de petróleo que vaza para o Golfo do México «parece mais uma epidemia que nós combateremos durante meses e até anos», lamentou.

Em comunicado, a BP referiu que partilha o objectivo do presidente «de travar a fuga o mais depressa possível, limpar o petróleo e mitigar o impacto ambiental e populacional».

PUB

Relacionados

Últimas