Já fez LIKE no TVI Notícias?

Portugal «no centro da discussão» sobre desenvolvimento sustentável

Relacionados

Conferência em Lisboa quer «atrair para Portugal investimentos nas energias alternativas e oceanos»

Lisboa vai receber especialistas de todo o mundo, numa conferência para analisar várias vertentes ambientais, colocando Portugal «no centro da discussão» sobre desenvolvimento sustentável e a responsabilidade empresarial no assunto.

Organizada pelo ISCTE, a GIRA2010 (Governance, Inovação e Responsabilidade Social e Ambiental), que se realiza a 9 e 10 de Setembro, já recebeu 120 artigos (ou papers) de especialistas de 21 países, tão diversos como EUA, Irão, Índia ou Roménia, acerca de temas igualmente diferentes, adianta a Lusa.

PUB

Dirigida principalmente a empresas e universidades, mas pretendendo chegar também à sociedade civil, a iniciativa vai abranger temas como responsabilidade social das empresas no desenvolvimento sustentável, inovação ambiental, consumo sustentável, turismo sustentável, ética empresarial na área ambiental ou políticas de eficiência energética.

O pró-reitor do ISCTE, José Paulo Esperança, e Mafalda Mascarenhas, da Cuantrecasas - Gonçalves Pereira, que também participa na organização do evento, apresentaram esta terça-feira à imprensa a GIRA2010, que poderá passar a ser uma conferência bianual.

Na edição deste ano são esperados 250 a 300 participantes, segundo as previsões de José Paulo Esperança.

A GIRA2010 quer «ser um observatório do que se faz no mundo empresarial, académico e civil, em matéria de governance, inovação e responsabilidade social e ambiental» e «mobilizar as grandes empresas para, através de debate, de troca de ideias e de experiências» chegar a conclusões.

Mafalda Mascarenhas salientou o objectivo de «atrair para Portugal investimentos nas energias alternativas e oceanos», dois temas em destaque na conferência.

Entre os especialistas cuja presença já está confirmada, estão o ex-comissário europeu e ex-ministro da Defesa, António Vitorino, o presidente do conselho mundial para governance, Madhav Mehra, ou o fundador da Fundação ZERI (recolhe ideias na natureza para criar empregos sustentáveis), Gunter Pauli.

PUB

Relacionados

Últimas