Já fez LIKE no TVI Notícias?

Portugal precisa de se preparar para nova seca

Relacionados

Documento exorta Governo a adoptar medidas

Técnicos e cientistas de diversos países subscreveram esta sexta-feira, em Mirandela, um documento a exortar o Governo a adoptar medidas para enfrentar a próxima seca, que pode ser pior do que a de 2005, avança a Lusa.

O documento, a que deram o nome de «Declaração de Mirandela», resultou de um simpósio internacional que juntou na cidade transmontana, durante dois dias, estudiosos e decisores políticos para discutirem a gestão de bacias hidrográficas e respostas à escassez de água e secas em futuros climáticos incertos.

PUB

De acordo com o presidente da Administração da Região Hidrográfica (ARH) do Norte, António Guerreiro de Brito, a «Declaração de Mirandela» vai ser enviada ao Ministério do Ambiente e tem como propósito contribuir para a adopção de medidas adaptação.

«É antes da seca que temos de fazer o trabalho», disse, lembrando a pior seca dos últimos anos, a de 2005.

«Não correu mal, mas nós não sabemos o que o futuro nos pode fazer passar. É preciso pensar que a próxima seca pode ser pior e temos de estar preparados para isso. A de 2005 foi um bom ensaio, mas todos ainda nos lembramos das dificuldades que passámos», afirmou.

Os autores do documento defendem que é «preciso reforçar um conjunto de infra-estruturas, planos e estratégias que permitam preparar a próxima seca» e apostar também na sensibilização de todos para o problema.

António Guerreira de Brito apontou como exemplo de algumas das medidas a adoptar a redução das perdas nos sistemas de abastecimento de água para consumo e a melhoria do uso da água na agricultura. Os novos planos de gestão das bacias hidrográficas foram também referidos como instrumentos futuros importantes nesta estratégia.

A ministra do Ambiente, Dulce Pássaro, encerrou o simpósio, em Mirandela, reconhecendo que a «variabilidade climática é a maior ameaça do século XXI» e que «a estratégia terá de ser implementar medidas de mitigação e aumentar acções de adaptação».

PUB

Relacionados

Últimas