Já fez LIKE no TVI Notícias?

Sabe quanto gasta por ter a box ligada?

Relacionados

Quercus diz que portugueses poderiam poupar 50 euros por ano só ao desligar a box da tv por cabo quando não a estão a usar

Os ambientalistas da Quercus concluíram que desligar os aparelhos da televisão por cabo da ficha permite grandes poupanças de energia e alertam para que os utilizadores tenham este comportamento.

Esta informação, que pretendem que as empresas facultem aos clientes, surgiu de um estudo sobre os consumos de energia da televisão por cabo, de acordo com o que noticia a agência Lusa.

PUB

Os aparelhos que dão acesso ao serviço de televisão por cabo, também conhecidos como «boxes», têm uma reduzida potência de funcionamento. Mesmo assim, de acordo com o que estudaram os ambientalistas, visto estarem permanentemente ligados e o consumo «standby» não ser muito menor, conduzem a um aumento «significativo» do consumo de energia eléctrica.

A Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza realizou medições e cálculos sobre aqueles consumos de electricidade e chegou à conclusão de que os serviços de subscrição de televisão podem representar um custo em electricidade para as famílias «superior a 50 euros por ano».

Consumo pode representar 300 mil toneladas por ano

Segundo os ambientalistas, este valor pode representar mais de 10 por cento do consumo de electricidade de um agregado familiar médio e mais de um por cento do total de consumo de electricidade do país.

Este consumo é prejudicial em termos ambientais, pois pode representar 300 mil toneladas por ano de dióxido de carbono e 0,5 por cento das emissões base para cumprimento por Portugal do Protocolo de Quioto de combate às alterações climáticas.

PUB

«Os serviços de subscrição de duas televisões e internet podem equivaler ao gasto de electricidade de cinco lâmpadas economizadoras de 11 Watts (equivalente a lâmpadas incandescentes de 60W) permanentemente ligadas, ou dois frigoríficos de classe eficiência A+, sendo que o frigorífico é o electrodoméstico que tradicionalmente mais electricidade consome em casa», referiram os ambientalistas, em comunicado.

Redução de custos que pode atingir os 40 euros por ano

«Considerando uma utilização média de quatro horas por dia de televisão e de oito horas de Internet, se o equipamento for desligado durante o resto do tempo, tal garantirá uma poupança da ordem dos 80 por cento no consumo de energia. Este pressuposto assume que não há gravação de programas noutras horas», acrescentam.

Ao desligar a corrente, é possível uma redução de custos que pode atingir os 40 euros por ano.

Os ambientalistas vão dar a conhecer os resultados das medições à Portugal Telecom, Zon, SonaeCom e Cabovisão, bem como ao regulador ANACOM - Autoridade Nacional de Comunicações.

PUB

Relacionados

Últimas