Já fez LIKE no TVI Notícias?

Exportações nacionais para fora da U.E. aumentam 20%

Relacionados

As exportações nacionais para fora da União Europeia registaram um aumento de 20,6 por cento, entre Janeiro e Abril deste ano e as importações um decréscimo de 4,2%, no mesmo período, determinando uma redução do défice da balança comercial em 31,6%.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa de cobertura das importações pelas exportações passou dos 52,4% registados no período de Janeiro a Abril de 2007, para os 66%.

Para a redução do défice da balança comercial portuguesa, do lado das exportações, realça-se o aumento de 49,2% do grupo material de transporte e acessórios e de 44,3% do grupo das máquinas e outros bens de capital, enquanto que os combustíveis e lubrificantes registaram uma redução 14,2%.

PUB

«Excluindo os combustíveis e lubrificantes, constata-se que no período em análise, as exportações cresceram 26,1% e as importações aumentaram 12,3%, o que revela a importância destes produtos no comércio extracomunitário», acrescenta o INE.

A correspondente taxa de cobertura das importações pelas exportações excluindo esta categoria económica atingiu os 97,3%,superior em 10,7 pontos percentuais à registada no período homólogo.

As zonas económicas que mais se destacaram, neste período nas importações, foram Ásia, OPEP e América sendo estes três grupos responsáveis por cerca de 70% das importações.

Do lado das exportações, as zonas que se destacam são as mesmas da importação mas com pesos diferentes, neste caso de salientar a descida da América de 3,4 p.p., mas mantendo-se como a principal zona exportadora com 33,3 %, e as subidas dos PALOP e Ásia de 4,6 p.p. e de 4,4 p.p. respectivamente.

PUB

Relacionados

Últimas