Já fez LIKE no TVI Notícias?

Concerto do Vidrão para apelar à reciclagem

Relacionados

Iniciativa «inédita» da Valorlis com o Orfeão de Leiria decorre este sábado

O Concerto do Vidrão junta sábado, em Leiria, sons do vidro com instrumentos feitos a partir deste material, num espectáculo que a organização apresenta como «inédito a nível mundial», refere a Lusa.

A iniciativa, dinamizada pela Valorlis, empresa de Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos da Alta Estremadura, em parceria com o Orfeão de Leiria - Conservatório de Artes (OL-CA), integra a campanha «Vidro e Vidrão, grande paixão», criada para responder à necessidade de aumentar os índices de colocação de vidro nos ecopontos verdes.

PUB

«Para o concerto, o OL-CA produziu e adaptou temas, de vários géneros musicais, utilizando não só instrumentos feitos a partir de embalagens de vidro, mas também o som de vidro a partir - recriando o som produzido pelas garrafas, frascos, etc., a quebrar-se quando lançados no vidrão», revela a organização.

As peças vão ser interpretadas por cerca de 60 jovens, entre músicos e cantores da Escola de Música do Orfeão de Leiria.

O administrador-delegado da Valorlis, Miguel Aranda da Silva, afirmou que o Concerto do Vidrão «é uma iniciativa muito inovadora», justificando a sua gravação em CD.

O responsável disse ainda acreditar que o concerto vai ser repetido nos municípios da área de influência da Valorlis - Marinha Grande, Porto de Mós, Pombal, Batalha e Ourém - e noutros locais do país.

Miguel Aranda da Silva admitiu também que, feito o balanço da iniciativa, possa nascer, por exemplo, o Concerto do Papelão.

«É uma ideia, até porque pretendemos direccionar a comunicação do próximo ano para a recolha de papel, pois queremos aumentar os seus índices de deposição nos ecopontos», acrescentou o administrador-delegado da Valorlis.

O Concerto do Vidrão começa às 15:00, no Teatro José Lúcio da Silva.

PUB

Relacionados

Últimas