Dinamarca: centenas de jovens enfrentam acusações - TVI

Dinamarca: centenas de jovens enfrentam acusações

  • Portugal Diário
  • 7 out 2007, 16:46

437 manifestantes de vários países envolveram-se em confrontos com a polícia

Centenas de jovens de vários países vão enfrentar acusações depois de se terem envolvido em confrontos com a polícia durante a noite passada, em Copenhaga, anunciou este domingo um porta-voz da polícia dinamarquesa, noticia a Lusa.

Os 437 jovens foram libertados depois de terem passado a noite detidos, mas vão ser acusados, explicou o porta-voz, podendo alguns enfrentar penas de prisão.

Milhares de jovens envolveram-se em confrontos com a polícia, sábado à noite, atirando objectos e pequenos explosivos, do tipo «cocktail molotov», quando tentavam invadir umas antigas instalações de distribuição de água.

A maioria dos detidos são dinamarqueses, mas há também alemães, suecos, finlandeses, noruegueses, britânicos, espanhóis, franceses, italianos, polacos e turcos.

Os jovens queriam ocupar o antigo depósito depois das autoridades locais de Copenhaga terem vendido a Youth House, uma espécie de pousada ou albergue da juventude, tradicionalmente usada por anarquistas.

O espaço foi vendido à congregação cristã há cerca de seis anos mas só em Março as autoridades despejaram os jovens que a ocupavam para entregar aos novos proprietários, que em seguida demoliram o edifício.

Os jovens consideram que as autoridades de Copenhaga não tinham o direito de vender a propriedade e desde então têm feito várias manifestações exigindo outro local como Youth House.
Continue a ler esta notícia