Clima: Índia e China instadas a trabalharem juntas - TVI

Clima: Índia e China instadas a trabalharem juntas

  • Portugal Diário
  • 15 out 2007, 15:25

Presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas quer que dois países «construam pontes» entre si

O presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), organismo da ONU galardoado com o Prémio Nobel da Paz 2007, apelou hoje à Índia e à China para que «construam pontes» e lutem juntas contra as alterações climáticas, noticia a Lusa.

O indiano Rajendra K. Pachauri, que preside ao organismo que este ano partilhou o Prémio Nobel da Paz com o antigo vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore, salientou que as cidades costeiras de Shanghai (China) e Calcutá (Índia) são «dois dos lugares mais vulneráveis ao aquecimento global».

«Se os glaciares dos Himalaias começarem a derreter a um ritmo mais elevado, estas cidades podem vir a enfrentar sérias inundações devido ao aumento do nível do mar», lembrou o presidente do IPCC.

«A Índia e a China também podem vir a enfrentar sérios problemas de escassez de água se as temperaturas globais continuarem a aumentar ao ritmo actual», acrescentou.

Nesse sentido, o responsável do organismo da ONU apelou aos dois países mais povoados da Ásia para combaterem os efeitos das alterações climáticas que, de acordo com Pachauri, seriam especialmente graves no Sul da Ásia e no Bangladesh, por serem locais que poderiam ficar parcialmente submersos pelas aguas.

Recentemente, o presidente do IPCC já tinha pedido aos países emergentes como a China, Brasil e Índia para não repetirem os erros dos países ricos no desenvolvimento das suas economias e para desenvolverem acções de combate contra os efeitos do aquecimento global.
Continue a ler esta notícia