Novartis compra 25% da Alcon à Nestlé - TVI

Novartis compra 25% da Alcon à Nestlé

Lentes de contacto

Fatia comprada está avaliada em sete milhões de euros

Relacionados
A farmacêutica suíça Novartis comprou à compatriota Nestlé uma fatia de 25% da empresa norte-americana Alcon, especializada em produtos para os olhos. Segundo o acordo, a Novartis pode vir a adquirir a totalidade dos 77% detidos pela Nestlé e tornar-se na maior accionista, adianta a «EuroNews».

Para o presidente da Novartis, Daniel Vasella, esta compra representa o início de um novo ciclo: «O negócio representa o fim do nosso programa de investimento, lançado há dez anos, com o qual nos queríamos concentrar no sector da saúde e investir neste sector».

A Novartis é actualmente a quarta maior companhia farmacêutica do mundo, atrás da norte-americana Pfizer, da britânica GlaxoSmithKline e da francesa Sanofi Aventis. No ano passado, teve um volume de negócios de 25 mil milhões de euros.

A fatia agora comprada está avaliada em sete mil milhões de euros. Os restantes 52% vão poder ser comprados entre Janeiro de 2010 e Julho de 2012, por um preço fixo de 18 mil milhões de euros.

O sector dos produtos oftalmológicos, em particular lentes de contacto e acessórios, está em forte crescimento, tem altas margens de lucro e este é um comboio que a Novartis não quer perder.
Continue a ler esta notícia

Relacionados