Porta 65 Jovem: resultados da 1ª fase conhecidos sexta-feira - TVI

Porta 65 Jovem: resultados da 1ª fase conhecidos sexta-feira

Remax

1.100 candidaturas não foram aprovadas por falta de comprovativos

Os resultados da primeira fase das candidaturas ao programa Porta 65 para o apoio financeiro ao arrendamento jovem vão ser conhecidos na próxima sexta-feira. Depois de todas as polémicas, foram abertas 10 mil candidaturas, das quais apenas 3.500 foram submetidas e, dessas, pelo menos 1.100 não foram aprovadas por falta de comprovativos solicitados.

«Das 10 mil candidaturas abertas, foram submetidas 3.500. No entanto, nem todas as candidaturas vão poder ser aprovadas e vai ficar bastante aquém das 3.500. Porquê? Houve 1.100 que, apesar de instadas várias vezes, nunca entregaram os comprovativos em falta», revelou o secretário de Estado do ordenamento e Território, João Ferrão, esta quinta-feira em conferência de imprensa.

De acordo com o mesmo, estes 1.100 casos levaram a concluir que «foram feitos por empresas», pelo que a situação vai ser analisada.

Tutela diz que houve «tentativa de boicote»

Quanto às candidaturas abertas e que não foram submetidas, João Ferrão aponta as razões: «59% teve a ver com a taxa de esforço que não correspondia á permitida, 23% das renas eram superiores ao valor máximo permitido, 9% dos jovens indicaram uma tipologia superior à permitida e os restantes não entregaram a documentação necessária», explicou.

Ainda assim, o responsável diz que «globalmente os resultados são muito positivos e permitiram testar como os institutos envolvidos se articularam bem entre si e como conseguiram responder às situações externas (queixas e suspensão da plataforma electrónica)».

O secretário de Estado sublinhou ainda que, durante os 30 dias em que decorreu a fase de entrega de candidaturas (3 de Dezembro de 2007 a 3 de Janeiro deste ano), a plataforma foi alvo de «mais de 31 mil ataques e que houve uma tentativa de boicote».

O novo período vai ter início na segunda quinzena de Abril e estará aberto, mais uma vez, durante um mês, já com as alterações introduzidas e aprovadas em conselho de ministros esta quinta-feira. Depois, seguir-se-ão as outras duas fases: em Setembro e Dezembro.

O restante montante disponível, bem como o número de jovens a quem será atribuído este incentivo ao arrendamento vai agora depender também dos resultados conhecidos esta sexta-feira.
Continue a ler esta notícia