Fotografia: Eduardo Gageiro expõe em Pequim - TVI

Fotografia: Eduardo Gageiro expõe em Pequim

  • Portugal Diário
  • 17 out 2007, 11:14

Conjunto de 222 fotografias constitui retrospectiva da vida do artista

O fotógrafo português Eduardo Gageiro vai expor a partir da próxima semana, em Pequim, um conjunto de fotografias que fazem a retrospectiva da sua carreira, noticia a Lusa.

Entre 23 e 31 de Outubro, o Museu de Arte Mundial de Pequim mostra 222 fotografias do repórter fotográfico de 72 anos, que aos 12 anos publicou a sua primeira fotografia no jornal Diário de Notícias.

Gageiro regressa à China, dois anos depois de conquistar em Lishui, no leste do país, o primeiro prémio da Exposição Internacional de Fotografia Artística da China, o maior concurso de fotografia do mundo.

Em Novembro de 2005, o português convenceu o júri com uma fotografia intitulada «Poluição», que retrata dois homens a trabalhar na rua com as chaminés do Barreiro em fundo, evidenciando-se entre 3.500 participantes.

Eduardo Gageiro começou a trabalhar como repórter fotográfico em 1957, passando por publicações como o Diário Ilustrado, O Século e O Século Ilustrado.

Ao longo da carreira, o fotógrafo recebeu mais de 300 prémios em todo o mundo, foi editor da revista «Sábado» e colaborou com a delegação portuguesa da Associated Press, a Companhia Nacional de Bailado, a Presidência da República e a Assembleia da República.

Com vários livros publicados, Gageiro destacou-se por ter dado a conhecer ao mundo os acontecimentos dos Jogos Olímpicos de 1972, em Munique. Em 2004 recebeu a comenda da Ordem do Infante D. Henrique.
Continue a ler esta notícia