Padarias encerradas e alimentos apreendidos - TVI

Padarias encerradas e alimentos apreendidos

  • Portugal Diário
  • 15 mar 2007, 14:07
«Operação consumidor protegido» (Foto Lusa/Rui Minderico)

Balanço da mega-operação da ASAE levou ao encerramento de 11 padarias e cinco toneladas de peixe apreendidos

Onze padarias encerradas e quase cinco toneladas de peixe e outros alimentos apreendidos é o balanço das primeiras horas da mega-operação de fiscalização da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), que começou às 00:00 de hoje.

As primeiras operações tiveram lugar nas lotas de Setúbal e Figueira da Foz, onde foram fiscalizados 58 pescadores e levantados 18 processos de contra-ordenação por falta de condições de frio e de documentos, resultando na apreensão de 2.417 quilos de pescado.

«Parte deste peixe foi destruído e a outra parte entregue a instituições de solidariedade social, como o Banco Alimentar», explicou à agência Lusa Ana Miranda, da ASAE.

A fiscalização a 85 padarias espalhadas por todo o país resultou na suspensão de actividade de 11 delas, até à hora do almoço, e no levantamento de 47 contra-ordenações, nomeadamente, por falta de higiene, de formação dos trabalhadores ou de programas de controlo de pragas.

A ASAE fiscalizou, ainda, o transporte de mercadorias em seis postos de controlo: Ponte 25 de Abril, Ponte Vasco da Gama, A1 em Alverca, Rotunda 25 de Abril em Santa Apolónia (Lisboa), Estrada da Pontinha e Ponte do Guadiana em Vila Real de Santo António.

Nestes postos de controlo foram fiscalizadas 420 viaturas, tendo sido levantados nove processos de contra-ordenação por transporte de carne bovina sem rótulo, falta de condições de higiene no transporte e temperaturas adequadas, nomeadamente.

A ASAE apreendeu cerca de 2.500 quilos de géneros alimentícios, no valor de 19 mil euros.
Continue a ler esta notícia