Detidos por especulação de preços - TVI

Detidos por especulação de preços

  • Portugal Diário
  • 15 mar 2007, 19:52

ASAE encerrou 15 padarias e instaurou 240 processos de contra-ordenação

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) deteve duas pessoas por especulação de preços durante a Operação «Consumidor Protegido», que terminou com o encerramento de 15 padarias e a instauração de 240 processos de contra-ordenação.

Para assinalar o Dia Mundial do Consumidor, a ASAE realizou uma operação de grande envergadura, durante a qual inspeccionou 101 padarias, 565 viaturas de transporte de produtos alimentares e 585 serviços, desde clínicas a cabeleireiros, num total de 1.313 operadores, fiscalizados por 285 pessoas.

Em conferência de imprensa, o presidente da entidade, António Nunes, anunciou a detenção de duas pessoas, o encerramento de 15 padarias, a instauração de um processo-crime e de 240 processos de contra-ordenação para uma taxa de incumprimento de mais de 18 por cento.

Relativamente a contra-ordenações, António Nunes salientou a elevada taxa de instauração destes processos na área dos serviços, como «consultórios, clínicas ou cabeleireiros», que não possuíam livro de reclamações nem tinham os preços afixados.
Continue a ler esta notícia