China encabeçará recuperação mundial da crise financeira - TVI

China encabeçará recuperação mundial da crise financeira

Made in China

Crescimento económico dos países asiáticos revisto em alta

Relacionados
O Banco Asiático de Desenvolvimento (BAD) revelou esta terça-feira que a economia asiática (excluindo o Japão) crescerá 3,9% em 2009, mais 0,5% do que na última estimativa de Março. A instituição também reviu em alta as perspectivas económicas para 2010, que estão agora em 6,4% (+0,4%), noticia a EFE.

A China, terceira maior economia do mundo, vai registar este ano uma expansão de 8,2%, bem mais do que os 7% previstos há seis meses atrás. Já a Índia crescerá 6%, um ponto percentual acima das últimas previsões do BAD.



A instituição acredita que a Ásia sairá da recessão económica antes das outras regiões, graças às políticas fiscais e ao investimento público feito nas últimas oito décadas. Numa tentativa de fazer frente à queda das exportações, a China destinou 586.000 milhões de dólares (443.417 milhões de euros) a medidas para impulsionar a economia.

O Banco Asiático alertou para o facto da recuperação asiática ainda ser débil e existir o risco de descarrilamento se as políticas financeiras forem despojadas do apoio fiscal e monetário.
Continue a ler esta notícia

Relacionados