Sodecia: trabalhadores da fábrica da Guarda em «lay-off» - TVI

Sodecia: trabalhadores da fábrica da Guarda em «lay-off»

Fábrica

Operários vão passar a receber menos de 20% do ordenado

Relacionados
Um total de 81 trabalhadores da empresa Sodecia/Guarda, que fabrica componentes para automóveis, estão desde esta sexta-feira em processo «lay-off», devido à crise que está a afectar o sector automóvel.

Joaquim César, da comissão de trabalhadores, disse a Lusa que esta medida - suspensão de contrato ou redução de horário - que entra hoje em vigor por um período de seis meses, «vai implicar o fecho da fábrica à sexta-feira». Ou seja, os operários apenas laboram quatro dias por semana.

«Hoje a empresa já está fechada», disse o responsável, indicando que a medida é justificada pela administração com «a diminuição do número de encomendas» devido à crise que afecta o sector automóvel.

O mesmo responsável adiantou que o «lay-off» já abrangia 24 do total de 105 trabalhadores, que estão em casa desde o mês passado: 17 desde princípios de Dezembro e 07 desde o dia 15, por um período de três meses. Neste momento, a medida abrange a totalidade dos funcionários.

Segundo Joaquim César «se há menos encomendas, quem fica prejudicado é o trabalhador», disse, referindo que os operários que hoje entraram em «lay-off» vão passar a receber «menos cerca de vinte por cento do ordenado».
Continue a ler esta notícia

Relacionados