Pirata do ar queria chamar atenção para o Darfur - TVI

Pirata do ar queria chamar atenção para o Darfur

  • Portugal Diário
  • 24 jan 2007, 12:33

Passageiros de avião sudanês desviado para o Chade em segurança

O homem armado que hoje desviou para N'Djame na, no Chade, um voo interno sudanês libertou todos os reféns e entregou-se à polícia dizendo pretender chamar a atenção para a situação no Darfur, segundo fonte oficial, noticia a Lusa.

O aparelho, um Boeing 737 da companhia Air West, voava com 103 passageiros e tripulantes entre Cartum e Al Fasher, a maior localidade da região do Darfur.

Nessa região, fronteiriça com o Chade e a República Centro-Africana, eclodiu em Fevereiro de 2003 uma guerra entre vários grupos que causou mais de 200 mil mortos e mais de dois milhões de deslocados.

A Air West, com sede em Cartum, é uma companhia privada que opera voos domésticos de passageiros e charters internacionais de carga.

O ministro das Infrastuturas do Chade, Adoum Younousmi, disse à Reuters, que o homem «foi detido e irá responder pelas suas acções... o Chade não é santuário para terroristas».

De acordo com um responsável da Air West, citado pela mesma agência noticiosa, o sequestrador terá pedido asilo à embaixada francesa. Esta informação foi confirmada pelo ministro Adoum Younousmi, que revelou que as autoridades chadianas se recusaram a aceitar essa possibilidade.
Continue a ler esta notícia