Sonangol negoceia compra de parte do Totta Angola - TVI

Sonangol negoceia compra de parte do Totta Angola

Bandeira de Angola

Conversações com Santander e Caixa Geral de Depósitos

Relacionados
A Sonangol está a negociar a compra de, pelo menos, 25 por cento do Totta Angola, revelou esta segunda-feira o presidente da petrolífera angolana, Manuel Vicente.

Segundo a agência «Lusa», o presidente da Sonangol disse que estão em curso, em Lisboa, neste momento, negociações que visam a aquisição de 49,9% do BFA (detido integralmente pelo Banco BPI) por parte da Sonangol e ainda com o Santander e a Caixa Geral de Depósitos (CGD) para compra de 25% do Totta Angola.

Há quase dois anos, a CGD e o Santander anunciaram um acordo para a gestão do Totta Angola, que previa a entrada do banco estatal português no banco angolano, assim como de investidores angolanos, mas este nunca se concretizou nos termos previstos.

O presidente do Santander Totta, Nuno Amado, adiantava, em declarações feitas há duas semanas, que afinal o acordo com a CGD estava a ser reestruturado para acomodar uma maior participação de investidores angolanos.

O projecto inicial previa que estes passassem a deter 25 a 27% do capital do Totta Angola.

Manuel Vicente, presidente da petrolífera angolana, falou das negociações para a aquisição de participações no BFA e no Totta Angola num encontro com jornalistas, em Luanda, onde afirmou que o investimento da Sonangol em Portugal «é para continuar».

Além das entradas, em negociação, no BFA e no Totta Angola, a Sonangol, recorde-se, já é o quinto maior accionista do Millennium bcp, com pelo menos 5,0% do capital e interesse declarado em reforçar, e tem um acordo, assinado em Dezembro para comprar 49,99% do Millennium Angola.
Continue a ler esta notícia

Relacionados