Sonangol quer administrador no BCP já em 2008 - TVI

Sonangol quer administrador no BCP já em 2008

BCP

A Sonangol quer designar um administrador com funções executivas na próxima equipa de gestão do BCP já em 2008.

Relacionados
O presidente da petrolífera angolana, Manuel Vicente, que falava à margem do Conselho da Globalização, na Penha Longa (Sintra), afirmou que, para já, a prioridade é a «estabilização» da administração, para evitar a continuação da desvalorização do maior banco privado português, no qual a Sonangol já detém 4,9%.

«O negócio do banco é secretismo, se a gente vem para a rua lavar roupa tem que pagar a factura», afirmou o presidente da Sonangol.

Para Manuel Vicente, assim que seja alcançada a «tranquilidade» entre os principais accionistas, o Millennium bcp terá condições para recuperar rapidamente o valor bolsista perdido nos últimos meses.

«Desde que tenha boa gestão, estou convencido de que só podemos esperar melhorias; a instituição é robusta, vai recuperar», afirmou.

Vicente afirma que, por agora, a Sonangol não vai ultrapassar os 4,9% do capital do Millennium, tal como definido nos «acordos conversados» com o anterior presidente da administração, Paulo Teixeira Pinto.



Este acordo, adiantou, previa a entrada da petrolífera angolana no capital do BCP, já concretizada, e ainda que o banco português ficasse com a maioria do capital de uma instituição financeira em Angola participada pelas duas partes, o que está por fazer.

«Nós cumprimos a nossa parte, agora falta abrir o capital do outro lado. Há que haver tranquilidade para prosseguirmos», disse o presidente da Sonangol à agência «Lusa».
Continue a ler esta notícia

Relacionados