Bancos: como são usados os recursos públicos - TVI

Bancos: como são usados os recursos públicos

BPP

Decisão sobre BPP foi acertada, mas há outros casos por justificar

Relacionados
O PCP considerou esta terça-feira que a decisão do Governo de não utilizar mais recursos públicos no BPP «vai ao encontro» do que os comunistas defendem e justifica «mais explicações» do Executivo sobre as intervenções públicas nos bancos.

«A decisão, que não conhecemos em toda a sua extensão, vai ao encontro do que temos vindo a defender nas últimas semanas e não anula, releva até para primeiro plano, a necessidade de o Governo dar explicações muito precisas» sobre as recentes intervenções estatais nos bancos, defendeu Jorge Pires, da Comissão Política do PCP, em declarações à Agência Lusa.

BPP: Governo assegura depósitos, mas não investimentos

«BPP tem de assumir responsabilidades»

Jorge Pires assinalou que «o que o Governo tem feito» é utilizar a Caixa Geral de Depósitos para «facilitar a vida aos responsáveis pelos prejuízos», afirmando que o PCP desejaria que a decisão do ministério das Finanças significasse «uma mudança de rumo».

Para já, disse, «são necessárias explicações precisas» sobre a renegociação de «empréstimos leoninos» junto da CGD com empresários como Manuel Fino e Joe Berardo.

BPP: administração diz que «há alternativas»

Outro caso que justifica mais explicações do Governo, defendeu, é a intervenção do Estado no Banco Português de Negócios (BPN): «Está hoje claro que houve uma nacionalização de prejuízos superiores a 1800 milhões de euros e que foram deixados de fora dessa nacionalização recursos com importantes activos».

«Os poucos recursos do país devem ser investidos no apoio às micro, pequenas e médias empresas e não, como tem vindo acontecer, no apoio à actividade especulativa».
Continue a ler esta notícia

Relacionados