Preços diferentes para quem paga com dinheiro e cartão - TVI

Preços diferentes para quem paga com dinheiro e cartão

dinheiro 1

Comerciantes brasileiros dizem que consumidor pode sair beneficiado

Relacionados
A questão ainda não surgiu em Portugal, mas no Brasil está na ordem do dia. Os comerciantes do país irmão querem fixar preços diferentes para os consumidores que pagam com dinheiro e com cartão.

Pode parecer estranho, mas garantem que a liberdade para o comerciante cobrar preços diferentes pode beneficiar o consumidor e estimular a concorrência.

Os representantes do sector denunciaram aquilo a que chamam um «subsídio cruzado»: as operadoras de cartões cobram uma taxa de cerca de 5% sobre cada operação realizada pelo comerciante, um custo a mais que é reflectido no preço final do produto.

Assim, alegam os comerciantes, se todos pagam um preço igual, os consumidores que pagam com dinheiro estão a arcar com uma parte do custo de quem paga com cartão.

Do ponto de vista de alguns, desde que o consumidor tenha o direito de escolher qual o meio de pagamento que quer usar e saiba quanto custa cada uma das opções, não há prejuízo algum.

No Brasil apenas 25% das contas de supermercado são pagam cartão. Mas todos pagam as comissões cobradas por essas operações. Por isso mesmo, são os próprios consumidores a questionar porque não podem pagar menos quando fazem uma compra em dinheiro vivo.
Continue a ler esta notícia

Relacionados