ONG alerta: índios isolados na Amazónia em perigo - TVI

ONG alerta: índios isolados na Amazónia em perigo

Índios isolados no Brasil

«Survival International» avisa que madeireiros ilegais peruanos estão a invadir território dos índios

Uma comunidade de índios isolados que vive na floresta amazónica, na fronteira do Brasil com o Peru, foi fotografada pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e pode estar em perigo. O alerta foi lançado esta segunda-feira ONG Survival International.

De acordo com uma nota enviada pela ONG Survival International, a sobrevivência da tribo está em perigo por causa da entrada de madeireiros ilegais que estão a invadir o território dos índios isolados no lado peruano da fronteira. As autoridades brasileiras acreditam que estes estejam a ser empurrados do Peru para o Brasil e que seja provável que os dois grupos entrem em conflito.

A Survival e outras ONGs estão a fazer uma campanha há alguns anos para que o governo peruano aja de forma decisiva para impedir a invasão, mas pouco tem sido feito, de acordo com a associação.

Marcos Apurinã, coordenador da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazónia Brasileira, COIAB, defende que «é necessário reafirmar que esses povos existem e para isso apoiamos a divulgação de imagens que comprovam estes factos. Esses povos têm tido seus direitos mais elementares, sobretudo à vida, ignorados... Portanto devemos protegê-los».

Preocupações partilhadas pelo líder indígena Davi Kopenawa Yanomami. «Temos que cuidar e proteger o lugar onde os índios moram, pescam, caçam e plantam. Por isso é útil mostrar as imagens dos isolados, para o mundo inteiro saber que eles estão lá na floresta deles e que as autoridades devem respeitar o direito deles de morar lá», defende.

As fotos destes índios isolados estão disponíveis no site da Survival International em www.uncontactedtribes.org.



A Survival lançou um novo site sobre tribos isoladas: www.uncontactedtribes.org.
Continue a ler esta notícia