Internet gratuita nos jardins de Lisboa - TVI

Internet gratuita nos jardins de Lisboa

Leve um portátil com ligação wireless e navegue à vontade

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carmona Rodrigues, apresentou esta terça-feira à tarde, no jardim Amália Rodrigues, em Lisboa, o projecto «Jardins Digitais». Em termos práticos são 21 locais espalhados pela cidade, ou melhor, jardins, com acesso grátis à internet. Basta que leve consigo um portátil, tenha ligação wireless e ligue o seu computador. Depois, é navegar até poder.

O protocolo tem duração de um ano, após isso, haverá nova negociação com os parceiros - Broadnet, Zapp e Wi-Fi PT - que aderiram à ideia da autarquia de Lisboa. Até lá o sistema é gratuito.

Para Carmona Rodrigues esta nova forma de «viver» espaços públicos é positiva porque «contribui para uma maior utilização e valorização dos espaços públicos» na cidade. Os jardins podem agora ser usados não só como «lazer, mas também para trabalho e estudo».

A ideia já tinha sido dada conhecer há algum tempo, mas a apresentação oficial pretende divulgar aos utilizadores os locais possíveis para usufruírem do mundo cibernaútico. Cinco mesas com vários computadores mostravam uma cidade «avançada». E mantas espalhadas na relva convidavam os presentes a perder algum tempo frente a um teclado.

«Esta é uma boa ideia?», perguntou uma jornalista ao autarca. «Os milhares de utilizadores é que vão dizer se é ou não uma boa ideia. Nós pensamos que sim», respondeu Carmona.

Após umas breves palavras a todos os convidados, Carmona Rodrigues experimentou ele próprio as potencialidades do projecto. E não foi o único.

O PortugalDiário também quis experimentar e escreveu do local, com ligação wireless, o texto aqui publicado. Isso prova, pelo menos, que o sistema funciona. E podemos acrescentar que a rapidez da banda larga é bastante boa.

Já sabe, se vai sair, não se esqueça do computador.

Saiba quais os jardins com acesso à Internet:

1 - Jardim Amália Rodrigues

2 - Jardim do Campo Grande

3 - Parque José Gomes Ferreira (Mata de Alvalade)

4 - Miradouro da Graça

5 - Miradouro da Nossa Senhora do Monte

6 - Alameda Roentgen (telheiras)

7 - Jardim Braancamp Freire (campo de Santana)

8 - Alameda Keil do Amaral

9 - Parque Recreativo do Alto da Serafina

10 - Parque Recreativo do Alvito

11 - Espaço Monsanto

12 - Quinta das Conchas e dos Lilases

13 - Jardim Vasco da Gama

14 - Jardim do Arco Cego

15 - Jardim Guerra Junqueiro (Jardim da Estrela)

16 - Parque Eduardo VII - Estufa Fria (parque infantil)

17 - Parque Eduardo VII - Esplanada do Lago

18 - Jardim França Borges (Príncipe Real)

19 - Miradouro do Alto de Santa Catarina

20 - Alameda Dom Afonso Henriques (Fonte Luminosa)

21 - Parque da Bela Vista (norte)
Continue a ler esta notícia