Educação: ministra faz balanço positivo - TVI

Educação: ministra faz balanço positivo

  • Portugal Diário
  • 18 jan 2007, 18:24

Numa carta enviada às escolas Maria de Lurdes salienta trabalho realizado em 2006

O encerramento de escolas no 1º ciclo, a generalização das actividades extra-curriculares, o aumento de cursos profissionais e o novo concurso de professores são as medidas destacadas pela tutela num balanço em que considera «positiva» a actividade de 2006, escreve a Lusa.

Num documento enviado esta quinta-feira às escolas, a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, salienta «o efeito positivo e estruturante no sistema educativo» daquelas quatro decisões.

Ao nível do 1º ciclo, o reordenamento da rede escolar levou ao encerramento de cerca de 1.500 estabelecimentos com poucos alunos e taxas de insucesso superiores à média nacional, tendo 11 mil crianças sido transferidas para 847 escolas de acolhimento, nas quais foram investidos 2,4 milhões de euros.

Também na antiga primária, 2006 foi o ano da generalização a 99 por cento das escolas das Actividades de Enriquecimento Curricular, que abrangem o Inglês, a Música, o Desporto e o Estudo Acompanhado.

O Ministério destaca ainda a criação de 500 novos cursos profissionais no secundário, que sextuplicou a oferta existente, e o aumento de vagas nos Cursos Educação e Formação, salientando igualmente a aprovação de novas regras no concurso de professores, válido por três anos, que afirma dar estabilidade a docentes, escolas e famílias.

Na carta dirigida aos estabelecimentos de ensino, o ME enumera outras 46 medidas tomadas no ano passado, considerando que estas «contribuirão certamente, de forma decisiva, para qualificar a escola pública, melhorando o seu funcionamento e os resultados escolares».

Neste leque, encontram-se, entre outras, o Plano de Acção para a Matemática, o Plano Nacional de Leitura, a revisão do Estatuto da Carreira Docente e o processo de autonomia das escolas.

Para 2007, Maria de Lurdes Rodrigues elege a avaliação das escolas, dos professores, dos manuais e dos currículos do ensino básico e secundário como os principais desafios, assim como a modernização dos estabelecimentos de ensino e das infra-estruturas tecnológicas.
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