Inspecção automóvel: operadores pedem 400 milhões ao Estado - TVI

Inspecção automóvel: operadores pedem 400 milhões ao Estado

Telemóvel (Arquivo)

Operadores do sector querem ser compensados porque se consideram prejudicados por decisão do Governo

Relacionados
Os operadores do sector da inspecção técnica de veículos automóveis vão pedir uma compensação de cerca de 400 milhões de euros ao Estado porque se consideram prejudicados pelo novo enquadramento legal que foi esta quinta-feira aprovado pelo Governo.

PSD critica liberalização dos centros de inspecção

De acordo com um comunicado da associação do sector, a decisão foi tomada após a aprovação, em Conselho de Ministros, do novo enquadramento legal para o serviço público de inspecção técnica de veículos automóveis.

O Governo aprovou um decreto que irá liberalizar progressivamente a criação de centros de inspecção técnica de veículos e manifestou a intenção de, a prazo, impor uma tabela máxima para os preços cobrados aos consumidores.

A Associação Nacional de Centros de Inspecção Automóvel (ANCIA) considera que a nova legislação «colocará em risco toda esta atividade, o sector empresarial que a desenvolve e a segurança rodoviária em Portugal».

Inspecção automóvel: sector pede 400 milhões ao Estado

«O sector encara com grande preocupação a forma ligeira e irresponsável com que o Governo está a tratar este tema, tendo em conta que estão em causa questões como a segurança de pessoas e bens nas estradas portuguesas e a estabilidade de um setor empresarial que emprega três mil pessoas, já investiu mais de 500 milhões de euros e já tem os preços de inspecção mais baratos da Europa», diz no comunicado.

Segundo a ANCIA, a inspecção automóvel é actualmente assegurada por 171 centros distribuídos pelo território nacional, autorizados pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres e acreditados pelo Instituto Português da Qualidade.
Continue a ler esta notícia

Relacionados