Levedura de cerveja detecta explosivos - TVI

Levedura de cerveja detecta explosivos

  • Portugal Diário
  • 7 mai 2007, 22:28

Cientistas americanos modificaram geneticamente a substância

Cientistas americanos modificaram geneticamente a levedura de cerveja para que esta fique verde-fluorescente quando o ar em seu redor ficar carregado de partículas de explosivos, revelou hoje um estudo publicado pela revista Nature Chemical Biology.

Saccharomyces cerevisiae, uma levedura utilizada na panificação e no fabrico da cerveja, foi transformada por estes cientistas através da junção de um gene de ratazana que reage na presença de moléculas de DNT. O DNT é um resíduo proveniente do fabrico do explosivo TNT e é esse resíduo que os cães polícia estão treinados para detectar.

Para saber se a levedura reagiu à presença dos explosivos sem ser necessário proceder a manipulações genética complicadas, foi introduzido no seu património genético um segundo gene, responsável pela mudança de coloração em presença de DNT.

A levedura 'saccharomyces cerevisiae' é um dos utensílios mais utilizados pelos biólogos, que descodificaram o seu genoma em 1996.

Os autores da experiência, dirigidos por Danny Dhanasekaran (Escola de Medicina da Universidade de Temple, Filadélfia), realçam que o procedimento é ainda experimental mas estimam que este novo biosensor pode servir para detectar armas químicas.
Continue a ler esta notícia