«Rosa Morena» vence o 15º Queer Lisboa - TVI

«Rosa Morena» vence o 15º Queer Lisboa

«Rosa Morena», de Carlos Oliveira, vence o Queer Lisboa 15 - frame

Carlos Moreno apresentou a melhor longa-metragem do festival de cinema gay e lésbico de Lisboa

«Rosa Morena», de Carlos Oliveira, foi o grande vencedor do 15º Quer Lisboa - Festival Gay e Lésbico de Lisboa. O filme do brasileiro Carlos Oliveira (que assina a realização e o argumento) ganhou a sessão competitiva de Melhor Longa-Metragem com um prémio de mil euros.

O júri composto por Beatriz Batarda, Albano Jerónimo e Sam Ashby atribui também a Menção para Melhor Actor ao chileno Roberto Farias pelo papel em «Mi Último Round» (de Julio Jorquera) e a Menção para Melhor Actriz à alermã Corinna Harfouch pelo papel «Aufder Suche» (De Jan Kruger).

O Melhor Documentário do Queer Lisboa 15 foi «I Am», do indiano Sonali Gulati recebendo um prémio de 3 mil euros pela compra dos direitos de exibição pela RTP2. O júri que atribuiu este prémio foi composto por Miguel Gonçalves Mendes, Claudia Mauti e Franck Finance-Madureira

O Prémio do Público para a Melhor Curta-Metragemfoi para a ficção brasileira «Eu Não Quero Voltar Sozinho», de Daniel Ribeiro, com um prémio no valor de mil euros.

«Rosa Morena», de Carlos Oliveira, conta a história de «Thomas, um arquitecto, que não consegue adoptar uma criança na Dinamarca e viaja para o Brasil. Lá, conhece uma jovem grávida, que concorda em doar-lhe o filho em troca de melhores condições de vida. O adensar do relacionamento entre Thomas e Maria começa a ser posto em causa quando o pai biológico da criança regressa.

O Queer Lisboa registou cerca de 8 mil espectadores durante os nove dias de festival, onde foram exibidos 84 filmes de mais de 30 nacionalidades.

Continue a ler esta notícia