Juliette Binoche em Portugal: «Ainda estou no período de criação» - TVI

Juliette Binoche em Portugal: «Ainda estou no período de criação»

Juliette Binoche - Estoril Film Festival

Actriz francesa deu início ao Estoril Film Festival

Relacionados
Juliette Binoche deu esta quinta-feira o arranque do Estoril Film Festival inaugurando a sua exposição, «Portraits In-Eyes» que está no átrio do Centro de Congressos do Estoril. A actriz francesa apresenta agora em Portugal a sua expressão no desenho e na escrita e assumiu que vai continuar este processo de criação.

«Queria mostrar retratos dos realizadores e das personagens porque queria mostrar o que ainda sobrava de mim. Queria dizer coisas às pessoas que ainda estavam vivas», explicou Binoche sobre as suas criações compostas em grupos de dois desenhos e um texto.

«Ainda estou no período de criação e quero fazê-lo», confessou alargando o âmbito do discurso para todo o seu percurso referindo que «os trabalhos permitem construir pontes entre as pessoas».

Uma pessoa que fala «para os corações das pessoas, não para pessoas de diferentes países» deixou vincado num cosmopolitismo indiferente ao facto do local onde está para se relacionar: «Tenho muita sorte de fazer o que faço: expresso-me. Tenho a oportunidade de me expressar, não o tomo é pessoalmente.»

Projecções começam com Wes Anderson

Também no Centro de Congressos do Estoril está a exposição de David Cronenberg, «Chromossomes» com imagens de filmes seus. O realizador canadiano será uma das figuras deste festival, que terá ainda a presença de Francis Ford Coppola.

A gala de apresentação do Festival, no Casino Estoril, antecede a primeira e única projecção deste dia inaugural: «O Fantástico Senhor Raposo», de Wes Anderson. Esta sexta-feira já começará a competição oficial que terá como júri David Byrne, Cindy Sherman, Manfred Eicher, Rui Horta e Alexandre Desplat.
Continue a ler esta notícia

Relacionados