MOTELx regressa com mais de 50 filmes - TVI

MOTELx regressa com mais de 50 filmes

MOTELx

Festival de terror decorre no final do mês

Relacionados
O MOTELx - Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa vai regressar ao Cinema São Jorge a partir de 29 de Setembro com mais de 50 filmes de quatro continentes, incluindo 24 longas-metragens inéditas em Portugal.

Na edição deste ano, que decorrerá até 3 de Outubro, serão exibidas na totalidade 34 longas-metragens, 19 curtas-metragens internacionais de 14 países, entre eles o Brasil, a Macedónia e a Irlanda, e 12 curtas nacionais.

A agência Lusa informa que Alan Jones, crítico e especialista em cinema de terror, José de Matos Cruz, historiador e escritor, e ainda José Nascimento, realizador, integram o júri convidado pela organização do certame.

De acordo com a programação global divulgada na quarta-feira à noite, em Lisboa, pela CTLX - Cineclube de Terror de Lisboa, responsável pela organização do festival em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, a sessão competitiva vai ser dedicada em exclusivo às curtas-metragens de terror de produção ou co-produção nacional.

O vencedor do Prémio MOTELx 2010 será anunciado na sessão de encerramento do festival e receberá um valor monetário de 2 mil euros, aos quais acrescem 5 mil euros em serviços de pós-produção na Media Recording.

Com estes prémios, a organização pretende «concretizar uma das grandes ambições deste certame: o estímulo à produção portuguesa de cinema de terror».

Nesta secção de curtas portuguesas competem filmes, como «Aquele que se esconde nas sombras» (2010), de André Rebocho e Ágata Leonardo, «Breu» (2010), de Jerónimo Rocha ou «Nocturna» (2010), de Francisco Carvalho.

O Reino Unido, a Tailândia e a Islândia são alguns dos outros países que também marcam presença no certame na secção «Serviço de Quarto» através de películas, como «Cherry Tree Lane» (2010), de Paul Andrew Wiiliams, «F» (2010), de Johannes Roberts, «Slice» (2010), de Kongkiat Komesiri e «Reykjavik Whale - Watching Massacre» (2009), de Július Kemp.

Nesta quarta edição do festival também haverá uma secção dedicada ao Japão, com a exibição de títulos como «Jigoku» (1960) ou «House» (1977), de Nobuhiko Obayashi.

No âmbito da secção «Culto dos Mestres Vivos», o MOTELx vai homenagear o realizador norte-americano George Romero e exibir, em estreia em Portugal, o filme «Survival of the Dead» (2009). O próprio cineasta ainda vai realizar uma masterclass. Outros filmes de Romero vão estar em exibição, como «The Crazies» (1973) ou «Creepshow» (1982).
Continue a ler esta notícia

Relacionados