Comédia de Ben Stiller alvo de boicote - TVI

Comédia de Ben Stiller alvo de boicote

Larry Daley (Ben Stiller) é o novo guarda do Museu

Grupos de defesa de pessoas portadoras de deficiências estão revoltadas com o teor de «Tropic Thunder»

Grupos que se dedicam à defesa de pessoas portadoras de deficiências apelaram, no domingo, a um boicote nacional nos Estados Unidos ao filme «Tropic Thunder», realizado por Ben Stiller, por considerarem que a película retrata de maneira negativa as pessoas com deficiências intelectuais, noticia a Reuters.

«Nós estamos a pedir às pessoas para não assistirem ao filme e esperamos conseguir consciencializá-las para o uso de palavras depreciativas sobre esta população», afirmou Peter Wheeler, porta-voz dos Special Olympics, um de 22 grupos nacionais de protesto contra a sátira.

O filme, realizado por Ben Stiller vai ser lançado, na próxima quarta-feira, pelos estúdios da Paramount Pictures. Vários destes grupos planeiam fazer piquete na estreia do filme, em Los Angeles. «Esse será o começo de um protesto nacional. Nós continuaremos a dar voz ao efeito destrutivo deste filme», afirmou ainda o porta-voz.

Peter Weeler explicou ainda que uma das maiores ofensas do filme é o uso frequente da palavra «atrasado» para caracterizar a personagem interpretada por Bem Stiller.

Vários grupos indignados com a sátira do filme reuniram-se com vários administradores dos estúdios. Segundo declarou num comunicado Peter Berns, director de uma das associações, vários grupos apresentaram várias ideias aos estúdios, desde um pedido de desculpa, ao pedido da produção de uma campanha nacional educativa.

Porém, do lado dos estúdios a posição é clara. «Tivemos discussões produtivas com os representantes das organizações de defesa de pessoas portadoras de deficiência e esperamos voltar a trabalhar com elas no futuro. No entanto, não haverá mudanças ou cortes no filme», declarou Chip Sullivan, porta-voz da Dreamworks.

«Tropic Thunder» é uma comédia que satiriza Hollywood e os seus excessos e que usa personagem exageradas para demonstrar a ideia.
Continue a ler esta notícia