BE apresenta queixa contra Rio por racismo - TVI

BE apresenta queixa contra Rio por racismo

  • Portugal Diário
  • - Pedro Sales Dias
  • 5 abr 2007, 18:11
Moradores do bairro do Bacelo (ESTELA SILVA/LUSA)

Bloco diz que a CMP violou direitos humanos e quer «colonizar» ciganos do Bairro do Bacelo

O Bloco de Esquerda(BE) vai apresentar, no início da próxima semana, uma queixa na Provedoria da Justiça contra a Câmara do Porto (CMP). João Teixeira Lopes considera que a autarquia violou a Convenção para a Protecção dos Direitos do Homem e das Liberdades Fundamentais no que diz respeito à Proibição da Discriminação e à Liberdade de Circulação de «qualquer pessoa num Estado de Direito».

A queixa diz respeito à atitude da CMP face ao despejo das 16 famílias ciganas do Bairro do Bacelo, em Campanha. O bloquista considera que Rui Rio agiu «com base em pressupostos racistas» e tem uma «agenda para os indesejáveis da cidade».

João Teixeira Lopes foi ainda mais longe e considerou que todo o processo «foi uma vitória do Partido Nacional Renovador» e que Rio fez um favor ao partido nacionalista.

O BE veio assim reagir às intenções da Câmara do Porto (CMP), divulgadas na passada segunda-feira, em Assembleia Municipal, através da Vereadora da Habitação e da Acção Social, Matilde Alves, de encetar um processo de formação e educação das famílias despejadas no âmbito da disciplina, higiene e convivência social.

BE quer dar educação anti-racista à Câmara do Porto

«É ridículo. Não reconhecemos à CMP e a qualquer membro do seu executivo legitimidade para dar formação. A câmara não é uma escola» criticou Maria José Araújo, acompanhada por João Teixeira Lopes: «Isto faz me lembrar o colonialismo dos indígenas. É algo completamente retrógrado», alertou o bloquista que disse que a CMP está a tentar coagir as famílias despejadas.

«Isto é um teste feito para o aluno reprovar» aludiu o bloquista remetendo para a decisão de colocar as famílias em pensões. Teixeira Lopes considera que está tudo feito para que as famílias despejadas se cansem, desistam de ter uma casa definitiva e saiam do Porto.

«Vamos apresentar à CMP um plano de formação, para Rui Rio e os vereadores, em educação anti-racista», gracejou Maria José Araújo que desafiou a vereadora Matilde Alves a revelar especificamente os conteúdos do plano de formação para a comunidade cigana.
Continue a ler esta notícia